TELE ATENDIMENTO

Guia da Higiene do Sono

Guia: Higiene do Sono

A hora de dormir com toda certeza é a hora mais relaxante do nosso dia, pois é nessa hora que o nosso corpo e a nossa mente descansam. Porém os casos relatados de pessoas que sofrem com insônia, que acordam cansadas e passam o dia sonolentas, estão sempre aumentando.

Higiene do sono, você já ouviu falar nessa expressão? Talvez não! Porém, está sendo utilizada cada vez mais por especialistas, para ajudar os pacientes a dormirem melhor e ter uma boa noite de sono.

A higiene do sono é uma intervenção psicoeducacional em que consiste na adoção de um conjunto de comportamentos e rotinas relacionadas ao sono, buscando uma melhor qualidade e duração de sono. O termo de refere ás maneiras de treinar seu cérebro para reconhecer a hora de dormir.

Nesse post iremos te mostrar algumas dicas para melhorar sua higiene do sono.

EVITAR BEBIDAS ESTIMULANTES

Os alimentos são grandes responsáveis pela nossa qualidade de sono, principalmente bebidas estimulantes como bebidas alcoólicas e com cafeína, que nos mantem mais ligados por mais tempo e causam a fragmentação do sono e o sono não reparador. Portanto, evite esse tipo de bebidas.

PRATICAR EXERCICIOS FISICOS

Praticando exercícios físicos durante o dia, o corpo libera endorfina e nos ajuda a ter uma qualidade maior de sono.
Mas evite exercícios 3 horas antes da hora de dormir, pois aumentam a temperatura corporal.

TENHA UMA ROTINA DE SONO

Deite e se levante nos mesmos horários todos os dias, até mesmo nos finais de semana. Isso ajudará o seu corpo a criar uma rotina.

CRIE HORA DO RELAXAMENTO

Quando estiver chegando a hora de deitar, tome um banho quente, escute uma música calma ou até mesmo leia um livro. Esses comportamentos fazendo a nossa mente relaxar, ajudando na estimulação do sono.

AMBIENTE ESCURO

A melatonina, hormônio regulador do sono começa ao anoitecer. O corpo interrompe a produção de melatonina se exposto a luz, portanto, fuja de qualquer iluminação, incluindo aparelhos de tv e celulares.

Ao realizar essas dicas e ainda sim não conseguir dormir, procure um especialista para avaliar.

Notícias relacionadas

minnie-zhou-0hiUWSi7jvs-unsplash

Os 5 Estágios do Sono

Peaceful morning of calm beautiful young pregnant woman in bedroom. Happy joyful European female expecting her first child meditating at home, sitting on comfortable bed, keeping legs crossed

Travesseiro para gestante: qual é o melhor?

pexels-malidate-van-833046-1

Tudo o que você precisa saber sobre Protetor de Colchão

Compartilhe este conteúdo:

Solicite nossa ligação: